Existem duas doenças prostáticas que podem acometer homens após os 45 anos de idade , a hiperplasia prostática benigna-aumento volumétrico da próstata que comprime a uretra causando distúrbios miccionais – e o câncer de próstata – doença maligna que se não tratada a tempo pode levar o paciente a óbito.

Na primeira , os sintomas são dificuldade pra urinar , jato enfraquecido e aumento da freqüência urinaria noturna podendo ocasionar retenção urinária e em alguns casos até falência renal .

No câncer de próstata atualmente , com o advento do exame de sangue – PSA, mais de 80% dos casos a doença é diagnosticada em fases iniciais , proporcionado taxas de cura em mais de 90% dos pacientes .Os fatores que podem levar ao aumento do risco desta doença seriam a presença da doença em familiares de primeiro grau e pacientes

da raça negra .Enfatizamos também a importância do Toque retal , visto que em 15-20% dos casos em que o PSA se apresenta em níveis normais pode haver alteração no exame digital.

O tratamento das duas doenças são diferentes . Na hiperplasia prostática pode-se realizar procedimentos endoscópicos como a RTU em que consiste na retirada do tecido prostático que comprime a uretra por via uretral .Utilizamos também procedimentos a laser (Holmium) para resseção rostatica , adenomectomia laparoscópica até cirurgia aberta convencional

Na doença maligna existem varias modalidades terapêuticas que devem ser discutidas e individualizadas pra cada paciente conforme seu estado de saúde e agressividade da doença.

Reservamos a cirurgia – robótica ,laparoscópica ou convencional aberta – , radioterapia ,braquiterapia e HIFU para casos de doença localizada ou localmente avançada , e a hormonioterapia e quimioterapia pra casos metastáticos.

Entre os métodos cirúrgicos a cirurgia robótica e laparoscópica – posuem a vantagem de serem menos invasivas com mínimo sangramento durante a cirurgia, menos dor no pós-operatório com menor necessidade de uso de analgésicos,rápida recuperação com um retorno precoce ao trabalho e melhor estética (pequenas incisões)

A cirurgia robótica possui a vantagem de possuir melhores movimentos , amplificados em relação ao Homem e uma melhor definição e magnificação de imagem (3D) e com , talvez , um menor índice de complicações como incontinência e impotência sexual.

Marcar consulta
Precisando de ajuda?
Olá, como posso te ajudar?
Deseja prosseguir com um agendamento?
Powered by